O Cloreto de Cálcio pode ser utilizado pra adicionar cálcio em águas com pouco percentual de cloretos. Auxilia na preservação de enzimas da mostura, incentiva a reprodução da levedura e sua floculação, auxiliando também na sensação de corpo da cerveja, arredonda o sabor e diminuindo o pH.
Este produto não possui resquícios de metais pesados que possam prejudicar a saúde.
Cálcio (Ca+²)
O cálcio desempenha múltiplas funções no processo de produção da cerveja.
Reduz o pH, tanto na mosturação quanto na fervura.
Auxilia na clarificação, fazendo com que as proteínas se precipitem durante a fervura e depois da fermentação.
Também contribui para a estabilidade da cerveja e contribui como um importante nutriente para a levedura.
Não é indicado utilizar água com índices de cálcio abaixo de 50 ppm, sendo ideal a quantidade entre 50 e 150 ppm.
Cloreto (Cl-):
Assim como o sódio, o cloreto também contribui para o aumento da sensação de corpo e dulçor da cerveja, o que contribui para alguns estilos como Porter e Brown Ale, mas, não é indicado para IPAs, por exemplo.
O mais indicado é manter os níveis de cloreto abaixo de 150 ppm. Nunca utilize uma água com níveis superiores a 200 ppm.
Dosagem de acordo com a água base.
Recomenda-se o uso de balança de precisão, pois pequenos erros como de 2g irão gerar resultados completamente diferentes. O uso da calculadora cervejeira para determinar a dosagem é essencial, já que dosagens erradas ou às cegas podem inviabilizar a cerveja.
NÃO INGERIR A SOLUÇÃO PURA.
Indicamos que faça a análise da sua água para determinar a quantidade exata de sais dissolvidos nela. Após isso, o Software BeerSmith pode lhe indicar a dosagem utilizada por receita.